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O QUE É STORYTELLING?
7 TÉCNICAS PARA FAZER A SUA NARRATIVA ENCANTADORA 



Só leva 15 minutos para ler

Atualizado em
17 de junho, 2020

Storytelling 
e Narrativas

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01 Banner Blog- O que é Storytelling
  • Por: Silvestre Rodrigues
    CEO da Raios Apresentações • Especialista em Apresentações de Impacto 
    • Palestrante • Professor Escola Conquer • Mentor • Criativo
Alguém, ao longo de sua vida, já te contou uma história?

Creio que todos nós gostamos de ouvir histórias, principalmente aquelas que nos inspiram e nos levam para além do pensamento.

Apesar disso, criar histórias de forma errada pode desmoronar impérios e acabar com reputações.

Há alguns anos atrás, eu estava em uma palestra sobre motivação e empreendedorismo, apresentada por um grande profissional do mundo corporativo. A plateia contava com mais de 1000 pessoas, todas interessadas em conhecer melhor a história desse profissional. Até certo momento, estava tudo bem. O palestrante era engraçado, falava de maneira fluída e dominava as técnicas de oratória.

O problema começou após 40 minutos de palestra, quando o profissional fez a seguinte pergunta para a plateia: ''Até aqui, todos conseguiram entender minha trajetória?''. O silêncio atravessou a plenária ao ponto de escutarmos o som dos pássaros lá fora.

Outro caso que tive o desprivilegio de escutar foi o de um empresário de São Paulo, em meados de 2018. Sua empresa recebeu uma proposta interessante para impulsionar o crescimento das vendas. Conseguiria vender 90% do seu estoque de 1 ano em 1 mês. O CEO ficou tão empolgado que resolveu tomar as rédeas da negociação, marcando logo uma reunião para apresentar a empresa aos novos compradores. Em apenas 15 minutos de reunião ele não sabia mais o que falar, travando na frente de todos. Os mais de 10 presentes ficaram em silêncio sem saber o que falar e o final você já deve estar imaginando...


O que ambas as situações
têm em comum? 

Você pode ter em mente todo o conhecimento e vivência de sua jornada, mas se não souber encaixá-la em um storytelling organizado, eficiente e persuasivo, perderá grandes chances em sua vida.

Você pode acabar como esse palestrante, que não soube contar sua história de forma cronológica, confundindo a plateia sem alcançar seu propósito de forma adequada.

Você também pode passar pelo mesmo que o CEO, que se preocupou tanto com o ego que acabou esquecendo completamente das regras básicas do storytelling para envolver e encantar os clientes.

Como evitar esses erros e saber exatamente quais técnicas aplicar na minha apresentação?

Existem técnicas adequadas capazes de te ajudar a alcançar o sucesso ao apresentar sua história. Essas técnicas são essenciais para deixar sua história mais organizada, envolvente e atraente para o público.

Se engana quem acha que o storytelling se limita apenas a “Jornada do Herói”. Hoje vou te passar algumas das técnicas que utilizamos aqui na Raios, para desenvolver histórias poderosas que realmente encantam. 


 "Não aprendemos regras nem estatísticas, aprendemos única e exclusivamente fatos.
63% das pessoas se lembram de histórias, enquanto 5% lembram de estatísticas."
DAN HEATH (Ideias que colam)

Vamos lá? 

A força da história está em criar o contexto. O contexto certo, aliado a técnica certa, permitirá que você alcance seu objetivo final.

"O cérebro aprende com narrativas. Histórias são a zona de conforto do cérebro."
Rafael Rez.

Para quem não conhece, vamos falar primeiro sobre a técnica mais famosa e conhecida entre todas:

01 - “A Jornada do Herói” 

Raios apresentações - Jornada do Heroi 01.gif

Essa técnica foi apresentada pelo antropólogo Joseph Campbell, em seu livro “O Herói de Mil Faces”. Ela é composta por 12 etapas e dividida em 3 atos: A partida, A Iniciação e o Retorno. Durante os atos, o herói percorre por altos e baixos em busca de uma transformação.

De acordo com Campbell, a técnica, também conhecida como Monomito, é uma forma de construção narrativa encontrada nas principais histórias da humanidade, como a vida de Jesus Cristo, Buda, Osíris e Prometeu.

A Jornada do Herói pode ser utilizada dentro da sua narrativa, seguindo os 12 passos descritos na figura abaixo:

01 - Planners Curso Online - Raios Apresentações_Prancheta 1 cópia 6.png

Segundo Joseph Campbell, ao passar por cada um desses estágios, criamos uma narrativa completa.

É claro que você não precisa seguir essa estrutura ao pé da letra. Não queremos que sua história se torne robótica, sem vida ou mecânica demais para encantar alguém.

O ideal é que você molde sua história dentro da estrutura e de forma criativa, siga os passos que sejam compatíveis com a sua jornada. O objetivo é tornar sua história mais empática e humana.

Tome cuidado para não romantizar demais a sua história. As pessoas não caem mais em “histórias da carochinha’’. Estamos em busca de narrativas verdadeiras e transformadoras. 


02 - O Framework do Estilo Pixar

02 - Raios apresentações - Pixar

Um dos maiores estúdios de animações de todos os tempos, o Pixar Animation Studios, foi responsável por grandes sucessos da minha infância e talvez da sua também, como Toy Story, Procurando Nemo, Carros, Divertidamente, entre outros.   

Se você perceber bem, todas as obras citadas usam uma base de estrutura bem parecida com a “Jornada do Herói”, só que mais simples. Essa estrutura também se divide em 3 atos: a apresentação, a ornada e a mudança.  

Todas seguem o Framework de 7 passos:

1. Era uma vez...

2. Todos os dias...

3. Até que um dia...

4. Por causa disso...

5. Por causa disso...

6. Até que por fim...

7. Desde então...


03 - A jornada do idiota

03 - Raios apresentações - Jornada do idiota

A “Jornada do Idiota” também se parece muito com a “Jornada do Herói”, mas com alguns detalhes que podem se encaixar melhor em um contexto de humor e vulnerabilidade, trazendo o potencial de emocionar as pessoas que vão te escutar.

Se introduz como uma narrativa de lutas, dificuldades e muitos erros pelo caminho, que demostram a humanidade do personagem. Esses erros servem para demonstrar fragilidade e ao mesmo tempo, superação. As uniões desses dois elementos formam o ponto-chave para incluir o humor em sua história. O objetivo é mostrar as pessoas que sua jornada foi difícil, mas também humorada e frágil. 

A história se encerrará mostrando que tudo pode dar certo e que todos também podem superar os seus desafios.


04 - Do fracasso à fama (Sucesso)

04 - Do fracasso à fama (Sucesso)

Esse modelo é ideal para se colocar como protagonista da história e, dependendo do contexto, inserir a figura de um mentor que te auxiliou em sua trajetória.

Muitos palestrantes motivacionais utilizam essa técnica na hora de contar histórias. Um dos exemplos mais conhecidos é o de Geraldo Rufino, que saiu de um lixão e deu a volta por cima com sua empresa. Podemos citar também o Rick Chesther, que apesar de enfrentar grandes desafios sendo camelô, conseguiu aprimorar seus conhecimentos, estudar e se firmar como um empreendedor de sucesso.

A narrativa se inicia com um problema pontual e conhecido por todos. Depois de apresentar o personagem principal e os aspectos normais de sua vida pacata, chega um dia que algo ruim acontece. O problema-chave pode ser uma empresa falindo, uma demissão, um conflito interno... 

No final de tudo, você consegue sanar o problema, com muito esforço, dedicação e ajuda de alguém, através de uma solução interna. Isso revoluciona a sua vida, mesmo sendo uma pessoa comum. A partir dessa resolução, você demonstra aos espectadores todo o processo que te fez sair do fracasso para a fama.


05 - Nós somos parecidos

05 - Raios apresentações - Nos somos parecidos

Essa se encaixa muito no mundo da política, onde os candidatos utilizam o discurso de serem parecidos com seus eleitores, com o objetivo de conseguirem empatia e credibilidade.

Os políticos costumam usar sempre esse discurso, de que são parecidos com o público e que entendem as dores das pessoas presentes. Eles passam a ideia de que viveram traumas semelhantes e que possuem os mesmos sonhos dos outros cidadãos. Com base nisso, compartilham a solução para um problema que já enfrentaram, trazendo a cura para todos.

Alguns gatilhos mentais que podem ajudar na construção desta narrativa:
01- Eu e você somos muito parecidos. Eu te entendo!
(Se colocar no lugar do outro para gerar empatia.)

02- Eu vivi neste mesmo lugar e tenho os traumas semelhantes.
(Trazer uma representatividade local.)
 
03 - Temos os mesmos sonhos e, principalmente, os mesmos medos.
(Entender os sentimentos e dores do outro.)

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06 - Inimigo público comum

06 - Raios apresentações - Inimigo

Sabe aquele problema, aquela dor latente da maioria das pessoas, que é difícil de resolver sem ajuda? Você sabe como combatê-lo e travou uma batalha contra esse inimigo que todos odeiam!

Se alguém é de um grupo oposto e é combatido por todos, eles possuem um inimigo em comum.

Um exemplo prático é o combate que nós aqui na Raios Apresentações travamos contra as apresentações ruins e juntos com todos vocês, combatemos esse mal até o fim!

Alguns gatilhos que podem ser úteis na construção desta narrativa:
01 - Nós contra ”eles”.
(Um grupo que se uni para travar uma batalha contra outro, podendo ser algo abstrato, como um sentimento ruim ou ações negativas).

02- Há segredos que ”eles” não querem que você saiba.
(Algo relacionado a mistério e conflitos internos, podem ser explorados).

03- Não é culpa sua... (embora talvez seja).
(Desconfiança e intrigas, que podem ser potencializadas em uma narrativa de mistério e suspense).


7. Modelo Hollywoodiano

07 - Raios apresentações - Modelo Hollywoodiano

Este modelo foi traçado por Robert Mckee, professor dos professores de roteiro de Hollywood. Uma de suas frases mais icônicas: “Ignore as partes chatas da vida”.

Seu desenvolvimento é parecido em partes com a “Jornada do herói”, onde apresentamos um personagem e seu status quo, até que seja interrompido por um incidente iniciante, algo relacionado a desejo. As forças antagônicas trazem um potencial para a virada de chave na vida do personagem, que se vê em meio as complicações progressivas, até conseguir sair dos apuros e se transformar dentro do seu aprendizado, ou até mesmo recuperar a sua recompensa.

Ele também traça outros modelos em sua bibliografia.


"Story é sobre respeito, e não desdém
para com o público"

Robert Mckee

Você pode introduzir todas essas técnicas de construção de narrativas em qualquer contexto que precisar apresentar. São úteis tanto em palestras, onde você precisa envolver e encantar os presentes, quanto para reuniões de negócios, que exigem o preparo adequado para apresentar sua empresa de forma estratégica e assertiva.

Estar preparado é tudo para o momento certo, pois ele pode não acontecer novamente.

Sempre que você for construir o seu storytelling, pense no que você pretende entregar para quem vai te assistir e na forma como essas pessoas se sentirão transformadas com o que você pretende contar para elas. Não seja falso, nem crie narrativas falsas só para impressionar, pois elas descobrirão e você poderá se dar mal. Seja verdadeiro e empático ao máximo, para que as pessoas possam se conectar emocionalmente com você. O objetivo é que sua história seja capaz de abrir a mente delas para o que você quer transmitir.

Ficou curioso e sedento para aplicar essas técnicas na prática? Quer se preparar e entender como pode encaixar o storytelling em sua apresentação?

Nós da equipe Raios estamos preparando a todo o vapor algo novo, capaz de te deixar muito mais apto a construir suas narrativas de impacto. Será um minicurso, onde compartilharemos com você, de forma prática e criativa, a aplicação do storytelling por meio de planners e aulas objetivas, que vão expandir a sua mente!

Ficou curioso, né? 

Então inscreva-se já em nossa lista VIP e seja o primeiro a receber o link de inscrição. Assim que lançarmos, você será avisado e poderá mudar sua maneira de contar histórias para conquistar sua audiência e ter sucesso no palco, em reuniões e na vida.

Acesse a página e faça parte da contagem regressiva junto com a gente. 
É hora de aprender e depois mostrar como se faz! 

Nós da equipe Raios Apresentações, sempre empenhados em combater as apresentações ruins, criamos um GRUPO EXCLUSIVO para todos que quiserem aprimorar a habilidade de criar apresentações incríveis, impactantes e encantadoras.

Para entrar no grupo, basta clicar no link: Grupo Raios. 

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A Raios Apresentações é a agência de comunicação e design especializada em apresentações profissionais e de alto impacto. 

Potencializamos líderes, colaboradores e empreendedores com storytelling, design, neuromarketing, persuasão estratégica e técnicas visuais para uma apresentação de sucesso, que emocione e encante seu público-alvo.

No núcleo criativo, fazemos o roteiro e design para apresentações corporativas.

No núcleo educacional, palestras e treinamentos IN Company, para capacitação de colaboradores. 

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